Livros gastronômicos para dar água na boca (by Duda Oliveira)

A Bruna me convidou para fazer um post aqui e eu me achei tão importante! Adorei, nunca tinha sido convidada para escrever em blogs alheios! Obrigada Bruna e todo pessoal do #fomeooutédio.
A pauta do post rodou na minha cabeça muito, pensei em falar sobre comidas de filmes famosos, sobre sites de gastronomia, sobre revistas e até pensei em fazer uma receita (por sorte de vocês, eu desisti).

Enfim, entre tantas ideias fiquei com vontade de mostrar a minha mini(MINI)biblioteca de livros gastronômicos. Primeiro, porque eu AMO livros, é ou não a forma mais clássica, chique, culta e linda de se matar o tédio? Segundo, porque esses livros dão muita fome e achei que tem tudo a ver com a proposta do blog. Além disso, ler sobre comida é ler sobre história, sobre a vida, é conhecer costumes diferentes! Gosto de pensar que eu viajo pelo mundo através destes livros, porque pra mim, não tem jeito melhor de conhecer uma cultura do que através da sua comida!
Vamos lá, para resumir, reuni alguns livros entre biografias, livros de história e também de receitas que eu mais gosto.

Pois sou um Bom Cozinheiro – Organizado por Edith Gonçalves e Daniela Narciso

Ah, nosso poetinha! Vinicius de Moraes além de cantar e escrever belíssimas canções também foi diplomata, sabiam? E viajou muito, morou em vários lugares e era bom de garfo tanto quanto era bom de copo. Este livro reúne algumas de suas receitas preferidas, com um tom bem poético. Tem receitas francesas, baianas, cariocas, mineiras e por aí vai. Além de nos fazer salivar, o livro conta como e em qual situação o gênio gostava de apreciar os pratos. Poesia para o estômago e coração.

Gastronomia no Brasil e no Mundo – Dolores Freixa e Guta Chaves

Logo que comecei a adentrar o mundo da comida, me deparei com esse livro e ele é maravilhoso. É o resultado de anos de pesquisa acerca da história da gastronomia! Conta TUDO desde o comecinho, lá no império romano até os dias atuais. O mais legal é descobrir que a maioria dos alimentos que hoje são típicos de alguns países saíram da nossa linda América Latina. Polenta não existiria na Itália nem Chocolate na Suiça, pois é… Vale ler!

Cozinha de Origem – Thiago Castanho

Thiago Castanho é o muso atual da gastronomia brasileira. Ele bomba, não mais que o Atala (claro), mas ele lançou recentemente este livro maravilhoso, onde reúne chefs do brasil inteiro para contar um pouco da “cozinha de origem” de cada estado. Ingredientes, tipos de preparação e fotos lindas de morrer são apresentadas neste livro que tenho certeza – se tornará essencial para a história da gastronomia no Brasil.

Cozinha Confidencial – Anthony Bourdain

Se eu pudesse escolher alguém para ser seria o Bourdain, mentira, ou seria sim, tirando a parte das drogas, o chef e apresentador de TV tem o emprego mais legal do mundo. Em seus programas para a TV, ele viaja o mundo experimentando todos os tipos de comidas, olha só, que ruim né?! Enfim, ele escreveu este livro antes da fama, antes dos programas, quando era apenas um aspirante a chef. O livro conta tudo sobre o submundo da gastronomia e dizem que se você realmente quer ser chef, precisa ler este livro antes para ter certeza.

Sangue, Ossos e Manteiga – Gabrielle Hamilton

A super famosa e premiada Gabrielle Hamilton é proprietária e Chef do Prune, em Nova Iorque. Nesta emociante autobiografia, Gabrielle conta como chegou onde está hoje. Muitas loucuras, fugas, trabalhos em buffets, viagens pela Europa (principalmente pela Itália), são descritas com perfeição neste livro inspirador.

O que acharam? Tem algum livro gastronômico na estante de vocês? 🙂

Ah, me apresentando: Sou a Duda, jornalista, do site Baixa Gastronomia Londrina! Apaixonada por comida, história, praia e cervejinhas.

Compartilhe isso: