O que estou jogando agora? Civilization 5!

Hey ho, let’s go!

Bom galera, como vocês devem ter percebido, falhei em postar aqui semana passada, estou em um momento complexo da vida, mudando de emprego, cidade e tá complexo haha. Então peço desculpas pela ausência e hoje venho trazer mais uma opção para matar o tédio, já que as meninas tem contribuindo bastante aí para vocês matarem a fome 😉

O Matheus fez um post sobre os jogos que mais marcaram a vida dele e aquela lista me representa, tirando Cabal e Fifa, porque né?! E aí surgiu a inspiração para falar um pouquinho de jogos aqui também, escolhi o jogo que estou perdendo horas curtindo nos últimos tempos, Civilization 5.

Para os íntimos, apenas Civ, é um game de estratégia, onde o objetivo é conquistar o mundo, ou quase isso, em turnos. O primeiro jogo da série foi lançado em 1991, e tinha o gráfico em bitmap, meio bizarro na minha opinião. A ideia era a evolução da civilização, então você selecionava uma nação, se tornava o líder dela e tinha de encontrar outras nações e ir descobrindo o mundo e novas tecnologias. Mas, ao encontrar outras nações, sempre existe o risco de você invadir um território e GUERRA! Saca só esse video do primeiro jogo:

Mas o Civ 5, que é o que estou jogando, foi lançado em 2010, já com gráficos bonitões e muitas tecnologias avançadas. Você começa o jogo com um grupo de “colonizadores” (settlers) e um grupo de “guerreiros” (warriors) e deve decidir onde fundar sua capital, isso com o mapa sem nada descoberto, só o lugar onde estão suas unidades. O jogo exige uma quantidade interessante de microgestão, você deve decidir o que cada grupo de “colonizadores”, “guerreiros”, “trabalhadores” e outros personagens devem fazer. Além disso, precisa descobrir o mundo, ou seja, ir visitando territórios, construir novas cidades, decidir o que produzir em cada cidade.

Civilization 5 poster

Civilization 5 poster

Existem tarefas um pouco maiores, como negociar com outros líderes de civilizações e “cidades-estado”. Essas cidades são uma novidade dessa versão do jogo, votar em congressos mundiais, descobrir novas tecnologias e como usá-las. De vez em quando, quase sempre, as cidades do jogador podem ser cercadas ou invadidas por bárbaros, unidades sem nacionalidade específica e nenhum líder nomeado. Os bárbaros não tem um território especifíco, vão aparecendo acampamentos ao longo do jogo em vários lugares em terra, e também no mar, com o passar do tempo e o crescimento das civilizações, eles param de surgir. Porém, sempre que vir um acampamento bárbaro, tente destruí-lo, pois os guerreiros se proliferam ali com certa facilidade, e a cada acampamento destruído, você ganha gold.

Com o passar do tempo, e a descoberta de novas tecnologias, você pode criar unidades mais avançadas de “guerreiros”, pode ter novos tipos de construções, hospitais, escolas. Durante todo o jogo, podem ser construídas maravilhas, Taj Mahal, Cristo Redentor, Pirâmides, mas você precisa ter uma combinação de tecnologias e políticas sociais para liberar a possibilidade de construí-las no seu império.

Forbidden Palace

Forbidden Palace

Ok Ana, e aí? Como ganha? Bom, Civ é um jogo longo, você pode escolher se quer que ele demore mais ou menos, como pelos turnos, o tamanho do mapa, quantas civilizações e cidades-estado quer que participem, mas ,mesmo assim, vai tomar algum tempo. Existem 5 formas de vencer:

Corrida-Espacial: O primeiro jogador a ter o avanço tecnológico para construir uma espaçonave e lançá-la, ganha o jogo.

Vitória Diplomática: Você deve ser escolhido como líder do mundo pelas outras civilizações e cidades-estados na ONU.

Vitória Cultural: É preciso completar 5 politícas sociais, o equivalente a 25 sub-politicas.

Tempo: Quando o jogo chega no ano de 2050, a civilização que tiver mais pontos ganha.

Dominação: Caso você consiga tomar a capital de todas as outras civilizações, será o campeão.

Declaração de guerra

Declaração de guerra

Para ganhar é preciso escolher bem uma das estratégias, pois os seus investimentos de tempo e gold precisam estar alinhados com a vitória que está buscando. No meu caso, faz algumas semanas que estou tentando conquistar uma vitória cultural, e é muito, mas MUITO difícil. Você precisa influenciar as outras civilizações, precisa gerar muito turismo, quanto mais maravilhas tiver no seu território melhor, e tudo isso enquanto outras civilizações querem fazer guerra para tomar seu território. Nessas últimas tentativas, eu acabei ganhando por tempo, não é uma vitória muito legal e significa que passei muitas horas em frente ao PC haha.

Civ é um jogo singleplayer e multiplayer para Windows, Linux e Mac, você pode jogar offline ou online. Confesso que tenho jogado apenas singleplayer off, porque acredito que conquistar uma vitória cultural no jogo online deve ser impossível e esse é meu objetivo atual haha.

E aí, já jogou Civ? O que achou do jogo?

Você também pode me encontrar aqui 😉 

Compartilhe isso: