Receita de Panetone Caseiro

Ooi, gente!

Como o fim do ano já tá logo aí, já estamos sendo bombardeados com todo tipo de coisas natalinas: decorações, presentes, e todo o tipo de coisas que o ser humano consegue fazer com estampa de renas e papai noel. Mas se tem um coisa que eu não me importo nem um pouco de começar a ver em novembro, outubro, julho, o ano todo são os Panetones! <3 Pra mim uma das melhores partes do Natal, obviamente, são as comidas. E eu não consigo resistir a um delicioso panetone/chocotone fofinho, macio e generosamente recheado. Então hoje eu vim trazer pra vocês uma receitinha caseira de panetone. Você pode rechear com o que quiser: frutas cristalizadas, gotas ou raspas de chocolate e o que mais a sua imaginação e lombriga mandarem!

A receita foi tirada de um dos meus canais culinários preferidos, o Receitas de Minuto, então já dá pra saber que a receita não vai ser muito difícil. 🙂

Ingredientes:

  • 15g fermento biologico fresco
  • 3 colheres (sopa) água morna
  • 240g farinha de trigo
  • 2½ colheres (sopa) de açúcar ou adoçante culinário (para forno e fogão)
  • 3 colheres (sopa) leite em pó
  • 1 ovo inteiro e 2 gemas
  • 4 colheres (sopa) de margarina amolecida
  • 1 colher (sopa) de essência de panetone
  • 4 colheres (sopa) de leite morno
  • 1 xícara (cha) de frutas cristalizadas ou gotas de chocolate
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

  1. Em um recipiente misture 3 colheres de sopa de farinha de trigo, o fermento biológico e 3 colheres de água morna, misture bem até ficar tudo homogêneo e deixe descansar em algum lugar abafado (ex: microondas) por 20 minutos.
  2. Em outro recipiente, junte o restante da farinha de trigo, leite em pó, açúcar e misture. Junte o ovo e as gemas, a margarina amolecida, essência de panetone, leite morno a mistura com o fermento e a pitada de sal. Misture bem até ficar com uma massa lisa e elástica.
  3. Misture o que será seu recheio (frutas ou chocolate), incorpore bem e adicione na forminha de panetone.
  4. Leve para descansar por 40 minutos em algum lugar quente e abafado.
  5. Assim que atingir o topo da forminha, leve para assar por 30 minutos em forno pré aquecido a 180 ºC até dourar a parte de cima e depois reduza o fogo para assar por dentro.
  6. Espere esfriar e embrulhe em um saco plástico, se quiser conservar por mais tempo.

Aqui no link do blog do Receitas de Minuto, a Gisele dá dicas pra que quem fazer substituições ou aumentar/diminuir a quantidade de massa e recheio.

A receita não é difícil, basta ter um pouquinho de paciência de deixar a massa descansando para pode crescer. E depois você pode aproveitar seu panetone/chocotone em várias outras receitas também, como essa aqui de Panetone com sorvete. Pode também fazer uma calda de chocolate ou de frutas vermelhas deliciosa pra servir por cima, acompanhada de uma bola de sorvete de creme, ou ainda rechear com chocolate trufado. Você também pode trocar qualquer receita que use bolo simples como base pelo panetone! As possibilidades são infinitas, basta botar sua imaginação e gordice para funcionarem.

Obs: dá pra fazer mini-panetones como lembrancinha de natal!

Espero que vocês tenham gostado da receitinha, e já podem fazer e ir entrando no clima de Natal. 🙂

Beijos.

Gostou do post? Me acompanhe nas redes sociais. 

Compartilhe isso: