Hambúrguer caseiro de linguiça, de dar água na boca!

Faaalaaaa Galaera!

A receita de hoje vai ser de um hambúrguer que eu criei meio que por acidente, mas acabou ficando MUITO gostoso! Como em todo domingo que vem depois de um sábado com um bom churrasco em casa, tínhamos muitas sobras do dia anterior na geladeira (gordo é assim mesmo, compra comida para família do Mr. Catra inteira), entre essas sobras estava um saquinho fechado de linguiça. Como em casa moramos só eu e o meu irmão, geralmente essas coisas acabam estragando, então resolvi chamar uns amigos e, para não repetir o prato do dia anterior, tive a ideia de transformar a linguiça em Hambúrguer… esse foi o resultado:
Hamburguer de Linguiça

Ingredientes:

  • 60% Linguiça Toscana (aquela comum de churrasco mesmo);
  • 40% Carne moída magra (gosto de usar patinho);
  • Pão de Hambúrguer;
  • Creme de cebola;
  • Queijo;
  • Cream Cheese;

 

Modo de preparo:

  • Como vocês já devem ter imaginado, para fazer o blend do hambúrguer vamos usar 60% da “carne” da linguiça e 40% de patinho moído, portanto, comece abrindo as linguiças com uma faca, tirando todo o “recheio” e misturando bem com a carne moída. O blend de um bom hambúrguer geralmente é feito misturando uma carne gorda e uma magra, como a linguiça tem muita gordura, usei o patinho, que é uma carne bem magra. Misture com as mãos mesmo até tudo ficar bem homogêneo, isso vai fazer com que o hambúrguer não desmonte na hora de fritar.
  • As “leis” do hambúrguer gourmet dizem que você não deve temperar a carne durante o preparo, só colocar um pitada de sal e pimenta de cada lado na hora de fritar, mas eu prefiro adicionar creme de cebola à mistura. Para essa receita, como a linguiça já vem temperada, coloquei 30g para cada 1kg de hambúrguer. O creme de cebola vai dar uma liga melhor na mistura e o gosto fica sensacional, por favor… não me matem, chefs.
  • Faça bolinhas de carne de aproximadamente 180g (é mais ou menos uma palma de mão) e, como os hambúrgueres precisam estar “a vácuo” na hora de fritar, jogue as bolinhas de uma mão para outra para tirar o ar de dentro delas, parece besteira… mas isso faz diferença.
  • Com as bolinhas já “batidas”, é só achatá-las para enformar seu hambúrguer. Nessa receita, não recomendo fazer hambúrgueres muito “gordos”, isso vai evitar que a linguiça deixe ele cru por dentro.
  • Frite o hambúrguer em uma chapa ou frigideira bem quente. Como a mistura fica bem gorda, não precisa nem de óleo ou azeite, no máximo um fiozinho para não grudar se sua frigideira não for antiaderente. Vire seu hambúrguer quando o meio dele estiver perdendo aquela cor rosada de carne crua.
  • Adicione o queijo de sua preferência em cima do hambúrguer no fim da fritura para ele poder derreter. Como o gosto da carne já é um pouco forte por causa da linguiça, não use queijos com gosto também forte, como parmesão ou gorgonzola.
  • Agora é hora da montagem. Passe um pouco de margarina no pão e de uma tostadinha nele na chapa (isso vai evitar que o pão desmanche com o suco da carne), coloque o hambúrguer quente com o queijo e em cima o cream cheese. A Camila também colocou alface… mas esse eu dispenso 😛

Pronto, agora é só comer! Vocês não têm ideia de como o hambúrguer e o Cream Cheese se completam, fica uma delícia!!

Espero que gostem da receita, se fizeram não esqueçam de postar no Instagram usando a hashtag #FomeOuTedio!

E ai? Gostou do post? Me acompanhe nas redes sociais 🙂    

Compartilhe isso: