Cooked: um documentário pra quem ama cozinhar (e comer)

Oi, gente!

Esse ano o Netflix lançou inúmeros novos títulos de produção própria, e um dos muito interessantes que deu as graças em fevereiro foi o documentário Cooked, baseado no livro “Cozinhar, uma história natural da transformação”, do escritor e jornalista Michael Pollan. A série sobre alimentação é dividida em 4 capítulos de mais ou menos 55 minutos, cada um correspondente a um elemento (fogo, água, ar e terra) e ao modo como eles transformam a comida. O documentário nos transporta às nossas origens e explica os métodos que nosso ancestrais desenvolveram para processar os alimentos antes de serem consumidos.

A série é incrível, e nos leva a refletir sobre a importância da culinária na cultura da humanidade e ver a comida com outros olhos, tratando-a com mais respeito. Mostra como surgiu cada método de preparação dos alimentos, a culinária de diversos povos ao redor do planeta e como é sua relação com a comida. Pollan ainda entra em assuntos mais polêmicos, como a obesidade e a industrialização por trás do marketing da Revolução Industrial. O objetivo geral do autor é fazer com que prestemos atenção ao que comemos (e isso não significa ser fitness, você pode entender melhor assistindo), além fazer um convite para que cozinhemos nossa própria comida.

Aqui vai o trailer, pra despertar a curiosidade de ver essas maravilhas:

Não achei o trailer legendado, mas mesmo sem manjar do inglês dá pra ter uma boa noção do que se trata (e as imagens são bem explicativas).

Recomendo a todos que se interessam por comida (comer e/ou cozinhar), pois abre nossa cabeça sobre a relação que temos com a comida, de um modo geral: o que consumimos, de onde vem, tradições, o prazer de cozinhar, entre outras coisas.

cooked 6

Deixo vocês com o questionamento feito por Pollan no final desse documentário maravilhoso:

“Há alguma prática menos egoísta e um tempo menos desperdiçado do que preparar algo delicioso e nutritivo para as pessoas que você ama?”

Beijos. 🙂

Gostou do post? Me acompanhe nas redes sociais. 

Compartilhe isso: