Canjica cremosa (Festa Junina – parte 2)

Oi, gente!

Hoje vim trazer pra vocês mais uma receita da nossa série festa junina, e a escolhida dessa vez foi a canjica. Ela é ainda mais fácil que o curau, apenas um pouquinho mais demorada. Mas garanto que vale cada minuto! Vamos a essa belezura:

canjica 4

INGREDIENTES:

  • 250g de canjica branca (meio pacote)
  • 500ml de leite
  • 1 lata de leite condensado
  • Cravo, canela e noz moscada (a gosto)

MODO DE PREPARO:

Deixe a canjica de molho em água por pelo menos 12h, ou o tempo indicado pelo fabricante. Cozinhe-a na panela de pressão com água (2cm acima da canjica) por 30-40 minutos. Quando estiver já sem pressão, abra a panela e deixe cozinhar em fogo baixo até secar a água (segundo minha vó, se você jogar a água do cozimento fora, a canjica perde parte do gosto). Adicione o leite, a canela em pau, os cravos e a noz moscada e deixe cozinhar por mais alguns minutinhos. Acrescente o leite condensado e espere o caldo engrossar. Tcharãm! Sua delícia de festa junina já está pronta. Sirva quente ou gelada, com canela em pó.

canjica 5

Obs: se você gostar da canjica bem molinha, pode acrescentar um pouco mais de leite na hora do cozimento. E se preferir ela não muito doce, coloque apenas metade ou 3/4 da lata de leite condensado, pois com a lata inteira ela fica beeem docinha. ♥

Obs2: se você não curtir leite condensado (o que eu acho impossível, mas né, VAI QUE) ou não tiver em casa, também pode substitui-lo por açúcar, ou ainda açúcar queimado, para dar um gostinho mais especial. 🙂 Também pode acrescentar ingredientes como amendoim, pé de moleque, leite de coco, coco ralado, e o que mais seu coração mandar.

Essa receita rende um bocadão de porcões (talvez umas 8), mas sempre há a possibilidade de dobrar, ou diminuir, de acordo com a quantidade de pessoas que você mais alimentar rs.

Espero que vocês tenham gostado da receita! Se fizerem, mandem foto pra gente ver ou postem no instagram com a #fomeoutedio.

Beijos. 🙂

Gostou do post? Me acompanhe nas redes sociais. 

Compartilhe isso: