Ninho de batata com bacon e recheada com 3 queijos

Heyy!

Hoje venho trazer uma combinação que é impossível ficar ruim: batata + bacon + queijo <3 Mesmo que tudo dê errado, vai ficar bom haha E, convenhamos, batata é puro amor, né? Frita, assada com legumes, no escondidinho, de acompanhamento pro peixe, pro porco e pro boi, como não amar e querer fazer todas as receitas com ela, né? Então, bora pra receita:

ninho de batata com bacon e três queijos

Ninho de batata com bacon e recheada com 3 queijos

Ingredientes

8 batatas do tamanho médio (de preferência Asterix)

150g de Requeijão cremoso (tipo Catupiry)

150g de queijo Minas Padrão ralado grosso

150g de parmesão ralado grosso

150g de bacon picadinho (pode ser linguicinha defumada também)

1/2 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 gema

Sal e pimenta a gosto

ninho de batata com bacon e três queijos

Imagem daqui e meramente ilustrativa, pois comi antes de tirar foto :X

Modo de fazer

Descasque e cozinhe as batatas com um pouco de sal até chegar ao ponto quase de fazer purê. Amasse as batatas e deixe esfriar.

Enquanto esfria, frite o bacon e, quando estiver dourado, adicione o alho e a cebola. Deixe fritando até a cebola ficar transparente.

Em uma tigela, misture o queijo minas e o requeijão cremoso. Tempere com sal e pimenta (também da para colocar cebolinha, salsinha etc).

Com o purê de batatas já esfriado, acrescente a gema (se a batata estiver quente, vai cozinhar a gema e não vai ser legal :P), o refogado de bacon e tempere com sal e pimenta se achar necessário (eu não achei).

OBS: Caso você não consiga dar liga na batata, pode colocar um pouco de farinha (1 colh de sopa mais ou menos). Mas, da primeira vez q eu fiz, foi meio difícil mesmo haha eu fazia a bola rapinho e já colocava na forma. Como elas ficaram bem apertadinhas, não desmanchou 🙂 haha Uma ideia (não testada) é colocar em formas de petit gateau, talvez dê certo hehe

Divida a massa em 6 partes igual (se quiser de tamanho menor ou maior, é só mudar a quantidade de partes 😉 ) e faça bolinhas. A batata asterix facilita nessa parte por ser menos aguada e também fica mais fácil moldar depois do purê praticamente frio.

No meio cada bola, faça um buraco, como se fosse um ninho. Distribua a mistura de dois queijos nas cavidades.

Coloque os ninhos de batatas em uma forma untada com azeite. Cubra com o queijo parmesão ralado como se não houvesse amanhã.

Leve ao forno pré-aquecido por 20 minutos e depois é só ser feliz 😀

O que achou? Se fizer aí, manda uma foto pra gente ou só nos marcar com a #fomeoutedio 😉
Você me encontra aqui também ->  🙂

Compartilhe isso: